Anna Lou Olivier Nacional

Portal Anna Lou Olivier (Lou de Olivier)
Desde 1997 no ar
- Since 1997 in the air - Desde 1997 en el aire - Depuis 1997, dans l'air
.



Dislexia Adquirida/Acquired Dyslexia


A Dislexia Adquirida foi identificada e pesquisada desde 1978 pela Psicoterapeuta e Psicopedagoga Lou de Olivier (pseudônimo literário de Ana Lourdes de Oliveira) que, a partir de um acidente onde ocorreu anoxia (ausência de oxigênio no cérebro) como conseqüência a perda de memória e de capacidade para leitura, classificou e passou a pesquisar o tema. No período entre 1978 e 1995 foi amplamente pesquisado culminando em publicações a partir de 1995, sendo que as publicações oficiais datam de 1996/1997 em diversos jornais, 1999 no livro A Escola Produtiva pg. 11, seguida de publicação atualizada em 2003 no livro Distúrbios de Aprendizagem/Comportamento: Verdades que ninguém publicou pg. 13 e a partir de 2006 oficializada no livro Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento atualmente em sexta edição constando na pagina 50. Em todas estas publicações, Olivier afirmou ser a dislexia adquirida causada por acidentes como Acidente Vascular Cerebral, anoxia perinatal também conhecida como hipoxia neonatal entre outros.

Pesquisas paralelas no Brasil e em outros países passaram a acrescentar ao tema mais bases cientificas e atualmente está classificada oficialmente nos descritores de Ciências de Saúde em nível mundial em Português, Espanhol e Inglês onde recebeu a denominação Acquired Dyslexia e em Português onde além da denominação Dislexia Adquirida tem como sinônimos Distúrbio Adquirido da Leitura, Alexia Adquirida Cegueira Verbal Adquirida. A classificação oficial consta da seguinte forma: Afasia visual receptiva caracterizada pela perda da capacidade adquirida previamente em compreender o significado ou significância de palavras escritas a mão, apesar da visão estar intacta. Esta afecção pode estar associada com Infarto da Artéria Cerebral Posterior e outras doenças cerebrais.

Algumas opiniões recentes sobre Lou de Olivier e suas pesquisas/publicações sobre Dislexia:
 Realmente o trabalho que você desenvolveu sobre dislexia é muito importante e verdadeiro ! Parabéns! Helena Maria Abrahao

Sempre achei que seus estudos e toda sua experiência deveriam ser divulgadas e compartilhadas para um número maior de pessoas. Tudo seu que já pude ler, é de grande importância para educadores, pais, ti@s, enfim, todo mundo. Parabéns e sucessos. Bju grande Sandra Capucci
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Tive o prazer de ter lido muito dos textos que escreveu e aplica-los na nossa caminhada da DISLEXIA desde o diagnóstico e até as orientações que foram de grande valia aqui no direcionamento dos tratamentos que poderiam ser feitas. A forma que escreveu foi esclarecedora de fácil entendimento e clara, não mascarando o que é e como lidar com os distúrbios de aprendizagem e todo o universo em volta. Muito obrigada, ajudou muito e hoje a Dislexia não é algo impossível de alcançar vitórias. Continue a escrever e colocar como tem colocado de forma que todos entendam e a clareza do que tem sido dito. Parabéns você fez e faz a diferença em nossas vidas. Fany Vieira

Comprovações:
Dislexia Adquirida oficializada nos Descritores da Saúde. Acesse o documento clicando a seguir:
Dislexiaadquirida-DeCSServer-ListTerms.pdf
Acesse o descritor: 

Para localização nos arquivos DeCs Server (Descritores em Ciências da Saúde) verifique:

Descritor Inglês: Dyslexia, Acquired
Descritor Espanhol: Dislexia Adquirida
Descritor Português: Dislexia Adquirida

Número do Registro: 4474
Identificador Único: D004411

National Library Medicine: 


Leia o livro digital e-book "Dislexia e Dislexia Adquirida, Como detectar, diferenciar, entender e tratar", clique aqui

Palestra sobre Dislexia e  Dislexia Adquirida, proferida por Anna Lou Olivier na ALESP, clique aqui Notícia oficial sobre esta palestra, clique aqui

Dislexia Adquirida (Wikipédia), clique aqui

Lou de Olivier (Wikipédia em Português), clique aqui

Lou de Olivier (Wikipédia Espanhol), clique aqui

Harvard Catalyst (English) Dyslexia, Acquired, clique aqui

Dislexia Adquirida apresentada em Harvard, clique aqui

Dislexia Adquirida apresentada na Malásia (Congresso Psicólogos Clínicos Globais, clique aqui

Assista aos vídeos de apoio a seguir

Em apenas seis minutos, Anna Lou  Olivier resume o que é Dislexia, um pequeno histórico de pesquisas e publicações e alerta professores e profissionais de Saúde.
Vale a pena conferir


Em poucos minutos, Ana Lou  Olivier explica novamente sobre  a questão da troca de letras na Dislexia.  Mitos que se propagam...
Assista!
Vale a pena.
..

Neste vídeo, Anna Lou Olivier aborda anoxia perinatal/hipóxia neonatal em linguagem simples, ela mostra o que é e como evitar anoxia/hipoxia, além de algumas boas sugestões para ter uma gravidez tranquila. Vale a pena conferir!

Neste vídeo, Lou de Olivier, cita e explica em detalhes, três dos principais mitos divulgados sobre Dislexia. Assista com atenção e saiba como filtrar as informações que chegam em diversos meios de comunicação.

Neste vídeo, Lou de Olivier fala sobre ciclo de palestras "Dislexia sem rodeios" que realizou em 2016, sobre como chegou a todas as suas pesquisas e publicações. Bem informativo e descontraído. Pouco mais de três minutos de muita informação.

Neste vídeo, uma citação da palestra de Lou de Olivier na Assembleia Legislativa SP abordando Dislexia e Dislexia Adquirida. Seguida de uma entrevista sobre o tema feito pela TV Assembleia.

Entrevista para o Programa Educare sobre Multiterapia, Anoxia Perinatal e Dislexia Adquirida.

Este é um vídeo longo, 51 minutos com temas diversos mas com ênfase em Dislexia Adquirida, Discalculia e outros distúrbios de aprendizagem, além de algumas intervenções bem humoradas de Erasmo de Oliveira. Confira!

Entrevista ao Programa Análise Direta, comandado por Denise Luque,  Lou de Olivier relata sua trajetória e como chegou às suas descobertas, livros, artigos e tudo que tem publicado ao longo destes vinte anos. E também dá sugestões preciosas a quem faz ou pretende fazer terapia.